top of page

Sem desculpas, priorize e tenha disciplina / Pedra sobre pedra Parte 2

  • Luciane Barbosa
  • 17 de jun.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 20 de jun.

Sabedoria para vida


Na primeira parte, vimos o contexto histórico do livro de Ageu e suas lições a respeitos da importância de priorizarmos nosso relacionamento com Deus, e como devemos estar prontos para permanecer constantes mesmo em face de desafios e desânimos.

Pedra sobre pedra Parte 2- Sem desculpas

Continuando:

A segunda lição


O Povo de Deus ficou no exílio por 70 anos, sua nação, templo, casas, tudo havia sido destruído. Quando o Rei Ciro assume o poder do grande império, libera os remanescentes para voltarem para sua terra natal e reconstruírem o templo.


Se a gente voltar um pouco na história, vai lembrar que o exílio foi juízo de Deus sobre o povo. Eles foram avisados antecipadamente para que se arrependesse e voltassem a Deus, mas não levaram a sério os mensageiros, resultado: o povo exilado.


A volta à terra também foi uma promessa. Agora voltaram, o tão sonhado retorno aconteceu!


Nunca é demais lembrar que estamos tratando de um tempo em que viagens eram feitas a pé ou com uso de animais. Na mudança não dava para levar muita coisa, pois todo espaço que tinham eram carroças e os lombos dos animais.


Da para imaginar recomeçar a vida do zero, muitos com suas famílias, filhos, idosos...  


Naturalmente construir um canto para abrigar sua família era necessário, não é essa a reclamação de Deus quando manda ao profeta corrigi-los. Prover o abrigo e o sustento para família era mais que aceitável.


O problema é que não foi só prover para sua casa, o povo relegou a missão de reconstruir o templo ao segundo, terceiro plano.

 

Pare de justificar o erro


Observe que eles têm tempo de se estabelecer e lançar os fundamentos do templo, mas logo em seguida a reconstrução do templo é paralisada, quando se levanta dificuldade pela oposição dos que queriam impedir a construção.


É para se pensar, se Deus não tivesse intervindo eles não teriam autorização para voltar. A volta foi profetizada antes mesmo do exílio, então a dificuldade que se levantou não era nada para Deus.


Um desanimo toma conta e cada um segue sua vida voltando foco para eles mesmo, casas mais elaboradas são erguidas com acabamentos finos, o alvo é mais conforto, ampliar os negócios, cuidar das terras, das plantações, afinal de contas, a justificativa era eles tentaram começar a reconstruir, mas foram impedidos e assim o Templo fica esquecido.


Não é diferente da gente hoje, desculpas arrumamos toda hora, muitos de nós até começamos a dedicar tempo para conhecer seu Senhor (isso é devoção), mas na primeira dificuldade já estamos mudando o foco.


Estabeleça Valor e prioridades


Outro ponto que devemos lembrar para entender as lições desta história é o valor do templo e qual a sua prioridade.


Templo para eles era a Casa de Deus, lugar em que eles manifestavam publicamente sua devoção ao Senhor, lugar que representava o centro dos valores e princípios da nação. Reconstruir fisicamente significava reafirmar sua fé, evidenciar sua aliança.


Como Jesus e os apóstolos nos ensinam, o templo hoje somos eu e você, logo, estabelecer tempo dedicado para aprofundar o relacionamento com Deus, por meio de oração e estudo da sua palavra, é requerido de nós após a libertação que recebemos quando fomos livres do império das trevas


Negligenciar isso significa relegar Deus ao segundo lugar. Simples assim, você arruma tempo para aquilo que você dá valor e é prioridade para você.


Seja disciplinado


Ao estabelecer prioridades, manter os olhos fixos, ou seja, disciplina, na construção diária de um relacionamento profundo com Deus, você pode não ver muito avanço agora e imediatamente, mas ali na frente você vai ver a construção tomando forma e solidez.


Concluindo


Aliás, em tudo na vida precisamos parar de dar desculpas, estabelecer prioridades e ter disciplina. Não é diferente no seu relacionamento com Deus


Como está escrito, buscai primeiro o reino dos céus e a sua justiça e estas coias serão acrescentadas. Pare de arrumar desculpas e dedique tempo, esforço e perseverança em seu relacionamento como Criador de todas as coisas, aquele que é Senhor e Salvador.


Comentarios


bottom of page