top of page

Observadores dos céus

  • sphairarevista
  • 5 de set.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 2 de out.


Um dia algumas pessoas começaram a pedir um sinal para saber se Jesus eram o messias esperado,  lembre-se o messias era predito pelos profetas há centenas de anos.


Jesus estava já entre eles, fazendo sinais, prodígios e maravilhas por um bom tempo.


No tabuleiro espiritual as peças estavam sendo movimentadas de forma bem escancarada, mas parte do povo, principalmente os intelectuais da época, não conseguiam perceber.


Então, diante do pedido, Jesus responde,


"Quando é chegada a tarde, dizeis: haverá bom tempo, porque o céu está rubro. E, pela manhã: haverá tempo ruim hoje, pois o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, podeis discernir a face do céu, mas não podeis discernir os sinais dos tempos. " - Mateus 16.2-3

Observadores dos céus

Interessante é que quando Jesus nasceu nesta terra havia em Israel um homem idoso chamado Simeão, o Espirito Santo tinha revelado que ele não morreria antes de ver a salvação.


Movido pelo Espírito, foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel. - Lucas 2:27-32 Almeida Revista e Atualizada (ARA)


 Neste mesmo dia uma mulher viuva idosa chamada Ana que "(...) Nunca deixava o templo: adorava a Deus jejuando e orando dia e noite. Tendo chegado ali naquele exato momento, começou a dar graças a Deus e falar a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. -Lucas 2:37-38 Nova Versão Internacional - Português (NVI)


Eles não viram sinais, não viram prodígios nem um milagre, mas seus corações estavam tão sensíveis à voz do Espírito que foram capazes de reconhecer o salvador sem sinal algum e ainda menino.


Quando Jesus manifestou suas realizações em Israel, muitos desconfiaram, outros desprezaram, até mesmo perseguiram-no devido a suas obras, e alguns poucos creram.


Por que não viram e não conseguiram entender o agir de Deus?


"Porque o coração deste povo está endurecido, e os seus ouvidos surdos para ouvir, e eles fecharam seus olhos; para que em nenhum momento vejam com os seus olhos, e ouçam com os seus ouvidos, e compreendam com o seu coração, e se convertam, e eu os cure."


Veja, eles próprios fecharam seus olhos e ouvidos, assim o coração endureceu.


Jesus, em suas meditações olhando para Jerusalém, lamentou dizendo:


"(...)Ah! se tu conhecesses, ao menos neste dia, o que te poderia trazer a paz! Mas agora isso está encoberto aos teus olhos.


Porque dias virão sobre ti em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te apertarão de todos os lados, e te derribarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem; e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste (ginóskó ) o tempo ( kairos) da tua visitação (episkopé)." --Lucas 19: 42-44


As palavra desse texto no original é mais enfática do que a tradução:

Ginóskó - Significa tomar conhecimento, vir a saber, aprender; conhecer, especialmente por meio de experiência pessoal (conhecimento em primeira mão), averiguar, perceber, permitir, estar ciente (de), sentir, (ter) saber(-conhecimento), estar resolvido, poder falar, ter certeza, entender.-Bible hub


Kairos- época certa, estação, oportunidade, ocasião, tempo.


Episkopé - visitação (de julgamento), (b) supervisão, fiscalização, superintendência, de episkeptomai; inspeção (para alívio)


Há uma clara advertência para não andarmos desapercebidos quanto aos propósitos, o tempo e o modos de agir de Deus. Ele manda estarmos atentos, seja para receber e viver as promessas, individuais ou coletivas, seja para os tempos de julgamento.


Aqueles que estavam atentos (normalmente pela necessidade), perceberam a obra de Cristo, os que tinham o coração quebrantado, disposto a ouvir, o Espirito Santo tinha espaço para falar, e os que conheciam no coração as promessas (pela palavra) puderam compreender.


Tenha olhos para perceber o agir de Deus, através da meditação, ouvidos para ouvir O Santo Espirito através do tempo diário com Ele, guarde e obedeça de todo o coração a palavra de Deus, cuidando para que nenhum orgulho venha endurecer a ponto de não perceber o que Deus está fazendo em nosso tempo.


Comentários


bottom of page