top of page

Enquanto espero... (Vencendo a ansiedade)

  • sphairarevista
  • 28 de set.
  • 5 min de leitura

Atualizado: 26 de out.


ENQUANTO ESPERO (VENCENDO A ANSIEDADE)



Esperar nunca é fácil, seja entrar na faculdade, conseguir um emprego, construir uma família, alguma coisa ficar pronta, esperar alguém, ou simplesmente uma resposta.


A ansiedade da espera e a expectativa podem consumir a saúde mental, e, o pior, nos fazer tomar decisões precipitadas e erradas.


E o que fazer para manter a saúde mental no processo da espera?


Antes de tudo, seja o que for que você esteja esperando acontecer, é dever nosso de orar e nunca esmorecer, apesar de parecer demorada a resposta.


Enquanto espero... (Vencendo a ansiedade)

1- Pedir, apresentar a Deus nossa necessidade


Na Carta de Paulo aos Filipenses, capitulo 4 nos ensina assim:


(Verso 6-)

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas EM TUDO, PELA ORAÇÃO E SÚPLICAS, E COM AÇÃO DE GRAÇAS, APRESENTEM SEUS PEDIDOS a Deus.

(destaque meu)


Várias outras passagens bíblicas repetem o mesmo principio, é necessário pedir, ainda que já seja promessa,


O próprio Senhor Jesus nos manda pedir, a oração do "Pai nosso" é um exemplo, Jesus havia ensinado que Deus veste o lírio do campo, e alimenta as aves do Céu... mas nos manda pedir o "pão de cada dia nos dai hoje."


2 -Se submeter a vontade de Deus (é no tempo dele)


Somos humanos e como tais, tentar fazer ou apressar a resposta é natural. Mas calma, como diziam os antigos "o apressado come cru", tenha paciência, Deus está trabalhando nas circunstância e muito mais em seu coração.


A maioria das vezes a demora não está na dependência das circunstância e sim no nosso coração em aprender o que tem que aprender e se sujeitar ao governo do Céu.


Na primeira carta de Pedro, no capítulo 5 diz:

(verso 6 e 7)

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.   


3 - Tendo cuidado


O perigo de perder a confiança em Deus é real durante o processo da espera, a mente é assolada por dúvidas e questionamentos, que muitas vezes tem origem no mundo espiritual.


Na primeira carta de Pedro, capítulo 5 alerta

(verso 8e 9) Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.

Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo


4 - Se inspirando nos exemplos daqueles que venceram a ansiedade


A bíblia está cheia de testemunhos de homens e mulheres que ousaram continuar crendo, a despeito das circunstância e por sua confiança em Deus, seu poder e fidelidade, alcançaram a promessa. Leia a bíblia, ela nos inspira todos os dias.


Ouça testemunhos daqueles que experimentaram hoje a intervenção de Deus em suas vidas


5 - Mantendo a chama acessa 


No evangelho de Mateus, capítulo 25 descreve um ensino de Jesus:


(verso 1 ao 6)

Portanto, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo. 

Cinco delas eram sábias, mas outras cinco eram inconsequentes. 

As que eram inconsequentes, ao pegarem suas candeias, não levaram óleo de reserva consigo. Entretanto, as prudentes, levaram óleo em vasilhas, com suas candeias. O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram.  

Mas à meia-noite ouviu-se um grito: eis o noivo! Saí-lhe ao encontro!


A lição clara é que a sabedoria nos manda estar preparados para espera da promessa, estar de prontidão, pois pode ser a qualquer momento ou pode demorar e se demorar não vamos ser pegos desprevenidos.


Agora, a lição oculta é ter luz para clarear significa ter clareza para entender, ter entendimento. Discernimento. E isso vem da experiência de andar coma a palavra, na palavra e pela palavra (princípios e valores de Deus)


Isto é estar pronto, a fé na palavra (confiança no que ele diz nos faz estar em prontidão e ter reserva para manter a fé e não desistir.


6 - Estar na presença de Deus /Olhar para Deus e não para promessa


Quem já não ouviu a metáfora do copo de água meio cheio e meio vazio?


Tem gente que vai olhar um copo de água pela metade e vai enxergar meio vazio, outros vão olhar para o mesmo copo de vão enxergar meio cheio, dependendo da sua visão otimista ou pessimista (e não se engane quem diz que está apenas na metade também não é otimista é apenas menos pessimista.)


Pois bem, eu digo, não olhe para situação, nem para promessa, olhe para Deus, Ele é autor e consumador da nossa fé.


Isso de fato vai resultar em Vida, em ações coerentes de quem teme o Senhor.


7- O segredo da espera


Na época de Herodes, rei da Judeia, havia um certo sacerdote chamado Zacarias, que fazia parte do grupo sacerdotal de Abias. E Isabel, sua esposa, também era uma das descendentes de Arão. 


Os dois andavam em justiça aos olhos de Deus e obedeciam de forma irrepreensível a todos os mandamentos e doutrinas do Senhor. 


Contudo, eles não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade.  (...)


Foi então que um anjo do Senhor apareceu a Zacarias, à direita do altar do incenso.  Assim que Zacarias o viu, ficou perplexo e um grande temor o dominou completamente. Entretanto, o anjo lhe assegurou: “Não tenhas medo, Zacarias; eis que a tua súplica foi ouvida. Isabel, tua esposa, te dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de João.  Ele te será motivo de grande felicidade e regozijo. E muitos se alegrarão com o seu nascimento.(...)


Então, Zacarias indagou do anjo: “Como poderei certificar-me disso? Pois já sou idoso, e minha esposa igualmente de idade avançada”.  (...)


(...) e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se hão de cumprir.– O evangelho de lucas, capitulo 1,(verso 5 ao 20)O evangelho de lucas, capitulo 1,(verso 5 ao 20)


Você, como eu deve já ter imaginado, aquelas suplicas de Zacarias aconteceram quando ele e a esposa eram bem mais novos, e que agora, já não fazia mais sentido orar. Então concluímos que havia um proposito relacionado ao tempo exato para que a promessa fosse atendida.


E qual era o proposito? O filho deles, João Batista, seria nada mais nada menos do que o precursor do filho de Deus, e para isso tinha o tempo determinado para acontecer.


8- Quando não há mais nada a fazer


Quando não há mais nada a fazer, continue orando e louvando. Foi exatamente isso que Paulo e Silas fizeram na prisão.


E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.   E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos. - Atos dos apóstolos, capítulo,16 (verso 25 e 26).


E por fim, e não menos importante, esteja pronto, se esta tentando a faculdade, estude; se esta esperando um emprego, esteja preparado; seja o que for, esteja apto para aproveitar oportunidade que Deus vai abrir na hora certa.


Comentários


bottom of page