top of page

O que é realmente crer

  • sphairarevista
  • 30 de mai.
  • 2 min de leitura

Muitos de nós sabemos de cor e salteado o texto de Hebreus 11:1

"Ora, a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver."


E sempre aplicamos ele no sentido de crer para receber algo de Deus, uma promessa ou um milagre


Mas será essa a única ideia ou interpretação desta passagem bíblica? 


Mas o que é realmente crer


Para responder à pergunta primeiro devemos olhar o contexto.


O autor da carta de hebreus segue escrevendo em seguida Sobre os homens que receberam promessas, que enfrentaram desafios para obedecer, juntamente com aquela que escolheram entregar sua vida ao invés de poupa-lá, pela desobediência.


Nesse relato de fé tem aqueles que a fé alcançou promessas e tem aqueles que a fé foi para obedecer e ainda aqueles que a fé foi de entrega total de suas vidas.


Já da para ver que a fé não é só a ideia de crer para receber algo de bom.


Ainda para ter certeza deste entendimento devemos interpretar o texto dentro do contexto geral da bíblia procurando outros contextos para ver se há concordância.


Para isso vamos até Jonas 3:


O que é realmente crer

Verso 5: "Então os ninivitas creram em Deus. Combinaram um jejum geral, e todo o povo, dos mais importantes e ricos aos mais simples e pobres, se vestiram com uma roupa feita de pano grosseiro a fim de demonstrar publicamente que reconheciam seus pecados e estavam arrependidos."


E o verso 9 e a10 "Talvez Deus volte sua face para nós, se arrependa, e acalme o furor da sua ira, de modo que não sejamos destruídos!

Deus observou tudo quanto fizeram: como se converteram do seu mau caminho e abandonaram a violência. E atendeu as orações do povo, voltou atrás e não destruiu a cidade como havia ameaçado."


 Como alguém que diz crer em Deus não crê no que ele diz?  São coisas incompatíveis, se você realmente cre em Deus, vai crer que o que ele disse é verdade, você vai crer na palavra dele.


Foi isso que aquele povo fez, porque creram de verdade, tiveram medo, a ação seguinte foi o arrependimento, a mudança de rumo.


Se ao ler a bíblia e as advertências de Deus não causar nada em nós, também não vai provocar mudanças, o que é um sinal claro que não cremos de fato.


Crer de fato em Deus provoca arrependimento, se não há arrependimento não há fé verdadeira. 


Outra confirmação temos do próprio senhor Jesus Cristo que inicia seu ministério e depois da a missão aos discípulos de pregar o arrependimento.


A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus, então você crê em Deus, em.tudo o que diz, isso vai gerar temor e a necessidade de mudança, o arrependimento.


É assim e só assim que cremos em Deus!


E a propósito, é assim também que alcançamos as promessas!









Comentarios


bottom of page