top of page

Nem só de pão viverá o homem

  • Foto do escritor: 1 Escape
    1 Escape
  • 28 de mai.
  • 2 min de leitura

Essa é uma frase bem conhecida no meio cristão" nem só de pão viverá o homem", mas o que realmente isso significa, quero dizer o ser humano de fato precisa de alimento, então o que Jesus quis expressar?


Vamos descobrir.



A frase dita por Jesus quando está sendo tentado no mote foi uma citação do antigo testamento, quando Moisés explica porque o povo hebreu passou quarenta anos no deserto:


"E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.


E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem." - Deuteronômio 8: 2 e 3


O povo aprendeu a caminhar pelo deserto confiando em Deus, deixando ele trabalhar em seus corações até chegar o tempo de ver a promessa cumprida.


Você imagina a frustração de andar para lá e para cá, sem saber que horas ia acontecer a promessa e sair daquela situação de deserto?


A frustração abre caminho para o tratar de Deus em nossa vida, logo, evitar a frustração (aquela que vem de Deus, como os limites que a Escritura nos impõe) prejudica nosso crescimento e aperfeiçoamento, que é a prova da nossa fé.


Sim, é possível escolher evitar a prova, exemplo, Jesus no deserto estava sendo provado e o jejum fazia parte do processo, ao se recusar a transformar pedra em pão, ele escolhe permanece na prova.


Já Saul, em sua prova, escolhe resolver com sua própria mão a questão da ameaça e desobedece a Deus sem saber que era um teste.


Nem só de pão viverá o homem

A expressão "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sair da boca de Deus" ensina que:


1

A vontade de Deus está acima da necessidade natural, independente das circunstâncias da sua necessidade, obedeça, é simples assim.


2

O homem não deve viver de suas expectativas naturais sendo saciadas, mas viver da direção, da promessa e das ordenanças, pela boca de Deus.


3

Vivemos não pelo que é tangível (pão), mas pelo que Deus fala, certeza das coisas que se esperam.


Lembre-se que quando o teste acabou os anjos vieram servir a Jesus!


Comments


bottom of page