A vida
O homem é como alguém que foi lançado dormindo em uma ilha deserta, apenas para acordar e descobrir que não sabe de onde veio, porque está lá e para onde está indo'. Blaise Pascal
No fundo, bem lá, no fundo, o que queremos é preencher todas as lacunas em branco da nossa existência. Qual o propósito da vida? Para que exito? Depois, o que há depois desta vida ou é simplesmente o fim quando a luz se apaga.
No anseio por achar resposta que preencha esse vazio na vida nos lançamos em uma busca frenética por realizações. Como se algo ou alguém semelhante a nós mesmos, fosse capaz de trazer um sentimento idealizado que traduzimos como felicidade.
Psicólogos, filósofos, pensadores de todas as áreas do conhecimento tentam, sem sucesso, responder essas simples questões.
Outros, no entanto, passam a vida tentando simplesmente anestesiar essa angustia que teima em latejar em nosso coração, provendo, para si mesmos, distrações. Quem sabe não pensar nisso a dor da alma passa.
Nada disso vai dar conta de aliviar a alma, muito menos preencher vazio que cada ser humano tem em seu coração. E também não adianta tentar achar que não precisa de resposta.
A melhor coisa que podemos fazer por nós mesmos é reconhecer nossa fragilidade e ânsia por não compreender a vida. Então abrir bem os olhos, mesmo não vendo muito longe, atentar bem os ouvidos, mesmo não ouvimos bem, tateando insistentemente, mesmo não sendo capaz de sentir perfeitamente, é o melhor que podemos fazer.
Enquanto achamos que podemos continuar guiar a vida sem saber a Verdade nunca vamos estar aberto para a Verdade.
"Ansiamos pela verdade, buscamos a felicidade, mas encontramos apenas desapontamento; procuramos estabilidade e permanência, mas ao nosso redor vemos apenas mudança e decadência. E nossos corações estão inquietos." desconhecido
Quando descemos do topo do nosso orgulho, quebramos a bolha da nossa petulância em achar que temos o controle e sabemos o que é certo, é justamente neste ponto que estamos preparando o coração para receber a resposta. A terra não está preparada para receber a semente enquanto não é arada, a semente não pode entrar em terra endurecida. A própria natureza nos dá pistas.
"Quando nos dizem que o grande problema que o homem enfrenta hoje é o de sua própria identidade, os filósofos modernos estão apenas reiterando o pensamento de Pascal" algum afirmou. Confrontados com um universo vasto e aparentemente silencioso, incapazes de escapar do pequeno ponto da terra que nos foi atribuído, ficamos perplexos e com medo.
A boa notícia
A boa notícia é que existe resposta para quem pede, quem procura encontra, a porta é aberta para quem bate. Foi Jesus quem afirmou que existe A verdade, Ele é a verdade. Mas você não pode reconhecê-lo se não se despir de você mesmo, deixando de lado o que você sabe e abrindo -se para um novo início.
Um Judeu-romando chamado Paulo uma vez declarou em plena acrópole grega :
"O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;
E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;
Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;(...)
E ainda disse mais:
"0 Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;
Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem (Jesus) que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos."
A boa notícia é que existe resposta para quem pede, quem procura encontra, a porta é aberta para quem bate. Foi Jesus quem afirmou que existe A verdade, Ele é a verdade. Mas você não pode reconhecê-lo se não se despir de você mesmo, deixando de lado o que você sabe e abrindo -se para um novo início.
O melhor é que quando você aceita A verdade, em um passo de fé, então algo que como véu embaçando a visão é retirado, então a incapacidade de ver, a limitação de ouvir e a dificuldade se sentir desaparecem e, tudo passa fazer verdadeiramente sentido.
A vida faz sentido quando descobrimos que fomos criados para um propósito, que em dado momento o proposito se perdeu e ficamos perdidos. Mas Deus o próprio criador proveu a restauração em Jesus.
Comentarios